Mutirões de limpeza no litoral norte de São Paulo recolhem cerca de 300 quilos de lixo e mais de 2.500 bitucas de cigarro das praias

Publicado em 17 de setembro de 2023

As ações coordenadas pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba aconteceram em referência ao International Coastal Cleanup,  também conhecido como “Clean Up Day”, evento global celebrado neste sábado, dia 16 de setembro

Foto aérea da ação que ocorreu na praia do Perequê-Açú, em Ubatuba/SP (Créditos: Felipe Domingos/Instituto Argonauta)

Foto aérea da ação que ocorreu na praia do Perequê-Açú, em Ubatuba/SP
(Créditos: Felipe Domingos/Instituto Argonauta)

Um esforço envolvendo voluntários e diversos parceiros retirou das faixas de areias das praias do litoral norte paulista aproximadamente 300 quilos de resíduos e mais de 2.500 bitucas de cigarro (2.668) neste sábado, dia 16.

As ações integram o International Coastal Cleanup®️, um evento global organizado pela Ocean Conservancy, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos ambientes aquáticos e da redução do lixo plástico nos oceanos e rios. O Aquário de Ubatuba,  o Projeto Tamar e  o Instituto Argonauta foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho no Brasil e na região do Litoral Norte. Sendo pioneiros ao trazer essa ação para a região em 1997.

Os mutirões no litoral foram coordenados pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, contando com o apoio de outras instituições dos municípios. 

Na cidade de Ilhabela/SP, o mutirão de limpeza aconteceu na Praia do Perequê, e mobilizou 58 pessoas. Entre os resíduos que foram retirados da faixa de areia da praia, estão resíduos plásticos, têxtil, vidro, papel e papelão, materiais metálicos e bitucas de cigarro. Foram coletados no total 163,82 quilos de lixo, e mais de mil bitucas de cigarro (1.056). A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura Municipal de Ilhabela, e contou com o apoio do Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Narwhal Mergulho, Oceano Sub Mergulho Ilhabela, VIVA Instituto Verde Azul, Alpha Mergulho, Parque Estadual de Ilhabela, Mergulhaso Ilhabela, Aquáticos Ilhabela, Associação de Guias e Monitores de Ilhabela, Rotaract Club de Ilhabela, Rotary Club de Ilhabela, Ilhabela Rugby Clube e Controle de Vetores de Ilhabela (CVI).

Mutirão de limpeza de praia em Ilhabela/SP (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Mutirão de limpeza de praia em Ilhabela/SP (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Em Ubatuba/SP, a ação de limpeza de praia aconteceu na Praia do Perequê-Açu. O mutirão envolvendo voluntários e instituições parceiras retirou da faixa de areia da praia 19,370 kg de lixo reciclável, e 90,535 kg de lixo de rejeito, totalizando 109,90 quilos. Entre os resíduos estão: plástico, borracha, madeira, produtos têxteis, papel, metal, vidro e materiais de pesca. Foram encontradas e retiradas da praia mais 1.407 bitucas de cigarro. O mutirão foi promovido pelo Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Fundação Projeto Tamar, e Grupo Tamoio de Ubatuba, contando com o apoio do Ressanavar, Arte Rosana Gaeta, Cernes Canoa Caiçara, Cana Caiana Ubatuba, AMPA, Caiçara Nativo Nativo Caiçara e Quiosque Aconchego da Barra.

Ação de limpeza de praia em Ubatuba/SP (Créditos: Felipe Domingos/Instituto Argonauta)

Ação de limpeza de praia em Ubatuba/SP (Créditos: Felipe Domingos/Instituto Argonauta)

No município de São Sebastião/SP, a atividade aconteceu no Balneário dos Trabalhadores na Praia Grande. A ação de limpeza de praia contou com a participação de 22 pessoas, sendo 13 crianças do Projeto Viração. Foram coletados resíduos de plástico, borracha, material têxtil, papel, metal, vidro e material de pesca. Em poucos metros foram coletadas 205 bitucas de cigarro. A ação foi promovida pelo Instituto Argonauta em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente Socioambiental (SEMAM), e contou com o apoio do Aquário de Ubatuba e Projeto Viração.

Mutirão de limpeza de praia em São Sebastião/SP (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Mutirão de limpeza de praia em São Sebastião/SP (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

O lixo marinho é uma preocupação do Instituto Argonauta que, desde 2016, somando esforços a outros projetos desenvolvidos pela instituição, coleta, tria (sistematicamente) e analisa diariamente os lixos que são encontrados nas praias do litoral norte paulista, através de técnicos e monitores. Mensalmente, o Instituto e o Aquário de Ubatuba publicam o Boletim do lixo, que tem por objetivo informar sobre a situação das praias do LN com relação à presença de lixo.

As ações de hoje foram uma oportunidade de divulgar a campanha “Pare o Tsunami de Plástico”, idealizada pela OCEANA, e que foi lançada oficialmente no mês de agosto. A campanha conta com o Projeto de Lei (PL) 2524/2022, que tramita no Senado Federal, e propõe uma Economia Circular do Plástico – em que todo material produzido deverá ser reutilizável, reciclável ou compostável. Atualmente, a matéria está com a relatoria da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. 

A proposta prevê que todo plástico voltará ao sistema, e não será mais descartado. Sendo assim, não irá parar na natureza e nos oceanos, e nem irá ameaçar a vida marinha e a vida humana. 

“O PL e a campanha ‘Pare o Tsunami de Plástico’ são iniciativas importantes para lidar com o problema do aumento da produção de plástico e a dificuldade da reciclagem. O plástico é um material altamente poluente e degrada muito lentamente na natureza, causando danos irreversíveis aos ecossistemas terrestres e marinhos. Além disso, a falta de infraestrutura adequada para a reciclagem faz com que grande parte do plástico produzido acabe sendo descartado de forma inadequada, contribuindo para a poluição ambiental”, observa a bióloga e Diretora Executiva do Instituto Argonauta Carla Beatriz Barbosa. 

No litoral norte de São Paulo, a campanha integrou neste sábado as ações de limpeza de praia coordenadas pelo Instituto Argonauta e pelo Aquário de Ubatuba, além de outras atividades em todo o Brasil. 

O Instituto Argonauta atua na região há 23 anos em parceria com o @aquariodeubatuba.oficial através da sensibilização e conscientização em relação a problemática dos resíduos sólidos no ambiente marinho.

O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta foram as primeiras instituições no Brasil a iniciarem o trabalho de educação sobre a problemática do lixo no mar, tendo lançado em 1997, a Campanha contra o Lixo no Mar, cujo cartaz pode ser visto no link: https://www.aquariodeubatuba.com.br/campanha-do-lixo/ 

Sobre o Instituto Argonauta

@institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba (@aquariodeubatuba.oficial) e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. 

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro do ano passado. Pioneiro em ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba é aberto todos os dias, das 10h às 22h, e contém o Selo Turismo Responsável. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, https://www.facebook.com/aquaubatuba e Instagram: @aquariodeubatuba.oficial

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 (horário comercial) ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta

 

ASCOM ARGONAUTA

Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)

Assessoria de Comunicação

E-mail: comunica@institutoargonauta.org

Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000

Telefone: (12) 3833.5789

Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp