Museu da Vida Marinha


English

A vida no planeta Terra se iniciou nos oceanos e, até onde a ciência humana sabe, de forma única no universo. Levou cerca de 3,8 bilhões de anos para evoluir na imensa e complexa teia de diferentes formas de vida, a qual chamamos de biodiversidade.

 

No Museu da Vida Marinha você poderá conhecer algumas espécies que habitaram os oceanos, em especial na América do Sul. Fazer uma viagem no tempo e conhecer sobre a evolução e a biodiversidade marinha.

 

A exposição possui diversos animais marinhos, desde réplicas de animais marinhos pré-históricos até esqueletos de grandes baleias, como as Jubartes, que passam por nossa região, entre outras espécies encontradas de répteis, aves e mamíferos marinhos.

 

A intenção deste Museu é valorizar este patrimônio, sensibilizar seus visitantes lembrando-os de onde viemos, da importância da preservação destes ambientes para a humanidade e, mais do que isso, convidando-os a refletir sobre para onde queremos ir enquanto espécie, estimulando-os a agir no presente, visando um futuro em harmonia com a natureza.

 

O material que compõe o acervo é proveniente dos 25 anos de funcionamento e pesquisa do Aquário de Ubatuba, e do Instituto Argonauta.

 

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, trabalha com resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e desenvolve projetos acerca de resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

Os valores dos ingressos são: R$ 21,00 (inteira, Adultos); e R$ 10,50 (meia-entrada Estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos.

 

A entrada é gratuita para crianças até 06 anos, idosos acima de 60 anos, e moradores de Ubatuba, mediante comprovação.

 

Para cadastro de moradores de Ubatuba, são necessários os seguintes documentos:

1. Documento pessoal com foto
2. Endereço de residência;
3. Comprovante de moradia fixa – será aceito um dos seguintes documentos:
RG de Ubatuba; Titulo eleitoral de Ubatuba; CNH de Ubatuba; Carteira de trabalho, ou holerite de Ubatuba; Carteira Profissional de Classe de Ubatuba; documento escolar dos filhos, como: carteirinha da escola; boletim ou comprovante de matrícula.

O cadastro é realizado pessoalmente em nossa bilheteria.

 

Horários de funcionamento:

Domingos à Quintas-feiras: 10H às 18H

Sextas, Sábados e Feriados Nacionais: das 10H às 20H

 

Felizes com seu interesse em nos visitar, nos colocamos à disposição.

 

museu@institutoargonauta.org.br
facebook.com/museudavidamarinha
instagram.com/museudavidamarinha
Telefone: (12) 38335789