Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba emitem 54ª edição do Boletim do Lixo do litoral norte

Publicado em 1 de junho de 2023

O Boletim do Lixo foi desenvolvido pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, com o objetivo de informar mensalmente a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo

Lixo encontrado na praia Cocanha, em Caraguatatuba/SP, sendo pesado pela equipe do Instituto Argonauta: (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Lixo encontrado na praia Cocanha, em Caraguatatuba/SP, sendo pesado pela equipe do Instituto Argonauta: (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

No mês de abril deste ano, foram retirados das praias da região 166,6 kg de lixo, de acordo com informações contidas na 54ª edição do Boletim do Lixo, emitida pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba. A maior quantidade foi registrada na cidade de Caraguatatuba (96,5 kg), seguida de São Sebastião (24,3 kg), Ubatuba (23,1 kg) e Ilhabela (22,7 kg).

Ao todo, foram monitoradas 130 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 56 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 28 em Ilhabela. A equipe observa toda a faixa de areia, faz o registro fotográfico indicando a situação do local, e classifica de acordo com a metodologia proposta, categorizando em quatro categorias, que são: ausente, quando não há evidência de lixo; traço, predominantemente ausente, mas com a presença de alguns itens espalhados; inaceitável, amplamente distribuído com algumas acumulações de lixo, e caótico, pesadamente contaminado com várias acumulações de resíduos. 

Ao longo do mês de abril, 84 praias do litoral norte (64,6%) continham alguma evidência de lixo, e foram classificadas na categoria “traço”; seguido de “ausente” (33,8%) e “inaceitável” (1,5%). De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “caótico”.

Em Ubatuba foram realizados 1.733 registros, sendo que 95,1% foram classificados como “traço”, seguido do “ausente” (2,7%) e “inaceitável” (2,1%). Em Caraguatatuba, de 450 registros, 78,2% foram classificados como “traço”, seguido do “inaceitável” (18%), e “ausente” (3,8%). Em São Sebastião, de 930 registros, 65,4% foram classificados como “ausente”, seguido de “traço” (34,3%) e 0,3% “inaceitável”. Em Ilhabela, de 840 registros, 59,2% indicaram a categoria “ausente”, seguida de “traço” (40,8%). Situações classificadas como “caótico” não foram registradas no período.

O lixo marinho é uma preocupação do Instituto Argonauta que, desde 2016, somando esforços a outros projetos desenvolvidos pela instituição, coleta, tria (sistematicamente) e analisa diariamente os lixos que são encontrados nas praias da região do litoral norte paulista (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião), através de técnicos e monitores. 

Em 2018, inspirado no boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) – balneabilidade das praias – e, com a necessidade de informar a toda a população quanto ao estado de contaminação por resíduos sólidos de origem antropogênica nas praias, surgiu a ideia de um Boletim Mensal sobre o lixo. 

O resíduo mais encontrado nas praias é o plástico, correspondendo a 72% do total do lixo que é coletado, mas também são comuns bitucas, petrechos de pesca, entre outros.  Uma das principais causas de mortalidade de animais marinhos no Litoral Norte é o plástico de origem humana, especialmente o plástico descartável.

O Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e o Projeto Tamar foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho no Brasil e na região do Litoral Norte.

O Instituto Argonauta atua na região há 23 anos em parceria com o @aquariodeubatuba.oficial através da sensibilização e conscientização em relação a problemática dos resíduos sólidos no ambiente marinho.

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes/ 

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba @aquariodeubatuba.oficial e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro do ano passado. Pioneiro em ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba é aberto todos os dias, das 10h às 22h, e contém o Selo Turismo Responsável. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, https://www.facebook.com/aquaubatuba e Instagram: @aquariodeubatuba.oficial

 

ASCOM ARGONAUTA

Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)

Assessoria de Comunicação

E-mail: comunica@institutoargonauta.org

Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000

Telefone: (12) 3833.5789

Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp