Ações de Educação Ambiental mobilizam mais de 500 pessoas no litoral norte de São Paulo

Publicado em 29 de setembro de 2023

Mutirões de limpeza realizados desde o “Clean Up Day”, no dia 16 deste mês, já recolheram das praias do litoral norte paulista quase 700 kg de lixo 

Alunos da Escola Cooperativa participam de limpeza na praia do Itaguá, em Ubatuba, no dia 19.(Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Alunos da Escola Cooperativa participam de limpeza na praia do Itaguá, em Ubatuba, no dia 19. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Unidos em prol de um objetivo comum: a preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos da região do litoral paulista. É com esse objetivo genuíno que, o Instituto Argonauta junto a uma rede de parceiros e voluntários realizou ações de Educação Ambiental (EA) nessa última semana.

Entre os dias 16 e 24 foram diversas ações, desde a realização dos mutirões de limpeza de praia no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Já foram mais de 550 pessoas envolvidas em ações de EA nos quatro municípios que abrangem o litoral norte (LN): Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, e que resultou na coleta de cerca de 700 kg de lixo das praias.

Foram mutirões, exposição e plantio de mudas: ações de limpeza em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela no dia 16, na praia Lagoinha em Ubatuba no dia 17 em parceria com a MARSUL, no Itaguá com os alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba no dia 19, a inauguração do Hostel Green Haven no Parque Estadual da Ilha, e o evento “I Surf Consciente – Rio limpo, onda limpa: Itamambuca que queremos” com a equipe do projeto Monitoramento Mirim Costeiro (MMC).

As ações foram importantes para a sensibilização dos participantes, e uma oportunidade de informar sobre os trabalhos que são desenvolvidos pelo Instituto Argonauta, entre eles o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é executado na região.

As ações do Clean Up Day integraram o International Coastal Cleanup ®️ ️, um evento global organizado pela Ocean Conservancy, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos ambientes aquáticos e da redução do lixo plástico nos rios e oceanos. Os mutirões organizados junto com o Aquário de Ubatuba, aconteceram nas quatro cidades do LN, e contaram com a participação de cerca de 180 pessoas e uma grande rede de instituições parceiras, resultando na coleta de 575,5 kg de lixo e 2.668 bitucas de cigarro.

Na exposição e plantio de mudas realizados na praia Lagoinha em Ubatuba, o Instituto Argonauta apresentou os projetos que desenvolve, especialmente no LN. A ação ainda contou com o lançamento do e-book “O Abricó da Restinga”, com o reflorestamento de uma pequena parte da restinga da Praia da Lagoinha, e uma limpeza da área. O evento foi realizado pela Marsul, e contou com o apoio do Instituto Argonauta, Tamoio de Ubatuba e outras instituições.

O plantio de mudas na praia Lagoinha em Ubatuba no dia 17 mobilizou 50 pessoas.(Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

O plantio de mudas na praia Lagoinha em Ubatuba no dia 17 mobilizou 50 pessoas. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Já no dia 19, a ação de sensibilização e limpeza na praia do Itaguá, em Ubatuba, teve a parceria de 25 alunos da eletiva de Biologia Marinha do 1°e 2° do ensino médio da Escola Cooperativa Educacional de Ubatuba. Antes da ação de limpeza, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, abordando sobre a importância do combate ao lixo nas praias, e a gestão correta dos resíduos para a conservação da fauna marinha. Foram retirados 94,5 kg de resíduos da praia do Itaguá, sendo que 44,7 kg do total eram de origem plástica, além da retirada de 201 bitucas de cigarros.

A inauguração do Hostel Green Haven no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) ocorreu no dia 23, e contou com a participação de 200 pessoas. Junto à equipe do PEIA, o Green Haven Hostel criou um projeto cuja proposta objetiva a conservação e preservação ambiental, envolvendo energia renovável e gestão de resíduos. O evento reuniu exposição de algumas instituições que trabalham com o tema, bem como aconteceram rodas de conversa, feira artesanal, apresentações musicais com grupos indígenas, fandango e namaskar. O Instituto expôs os trabalhos que são desenvolvidos em prol da vida marinha, e apresentou ao público as atividades inseridas no âmbito do PMP-BS, abordando ainda a problemática do impacto do lixo nos oceanos e a importância da proteção da fauna marinha.

Na praia Itamambuca em Ubatuba, o Plano de Gestão Ambiental (PGA) da Bacia Hidrográfica do Rio Itamambuca e diversos parceiros promoveram um evento no dia 24, que uniu surfistas, educadores e ambientalistas em prol da preservação do Rio e da praia de Itamambuca – o “I Surf Consciente – Rio limpo, onda limpa: Itamambuca que queremos”. O Instituto Argonauta apresentou na ocasião os trabalhos que executa no litoral paulista, e sensibilizou os participantes em relação à problemática do lixo e seu respectivo impacto na vida marinha. Foi realizada uma roda de conversa com as instituições parceiras para abordar o tema dos resíduos sólidos de origem antropogênica, bem como a questão da balneabilidade das praias.

Uma limpeza de praia foi também realizada, e resultou na coleta de mais de 12 kg de resíduos da área, além da retirada de 634 bitucas de cigarro. Participaram do evento cerca de 100 pessoas.

O lixo marinho é uma preocupação do Instituto Argonauta que, desde 2016, somando esforços a outros projetos desenvolvidos pela instituição, coleta, tria (sistematicamente) e analisa diariamente os lixos que são encontrados nas praias do litoral norte paulista, através de técnicos e monitores. Mensalmente, o Instituto e o Aquário de Ubatuba publicam o Boletim do lixo, que tem por objetivo informar sobre a situação das praias do LN com relação à presença de lixo.

O Instituto Argonauta atua na região há 23 anos em parceria com o @aquariodeubatuba.oficial através da sensibilização e conscientização em relação a problemática dos resíduos sólidos no ambiente marinho.

O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta foram as primeiras instituições no Brasil a iniciarem o trabalho de educação sobre a problemática do lixo no mar, tendo lançado em 1997, a Campanha contra o Lixo no Mar, cujo cartaz pode ser visto no link: https://www.aquariodeubatuba.com.br/campanha-do-lixo/

Sobre o Instituto Argonauta

@institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba (@aquariodeubatuba.oficial) e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. 

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro do ano passado. Pioneiro em ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba é aberto todos os dias, das 10h às 22h, e contém o Selo Turismo Responsável. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, https://www.facebook.com/aquaubatuba e Instagram: @aquariodeubatuba.oficial

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 (horário comercial) ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta