9ª edição da Semana do Mar tem início em Ubatuba

Publicado em 6 de junho de 2023

O evento reúne diversas instituições que trabalham com a temática do oceano. A programação conta com palestras, exposições, contação de história, atividades culturais, show, limpeza de praia e muito mais

Algumas atividades acontecerão no Aquário de Ubatuba, Museu da Vida Marinha e na Fundação Projeto Tamar (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Algumas atividades acontecerão no Aquário de Ubatuba, Museu da Vida Marinha e na Fundação Projeto Tamar (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Começou no último domingo a 9ª edição da Semana do Mar, um evento organizado pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Fundação Projeto Tamar, e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, e ainda com a participação de diversos parceiros que trabalham com a temática oceânica. A 9ª edição do evento se estende até sábado (10), e integra a programação do 12º Festival da Mata Atlântica, que teve início no dia 22 de maio, e terá encerramento também no próximo 10 de junho.

A 9ª edição da Semana do Mar celebra além do Dia Internacional da Biodiversidade (22/5); os Dias Nacionais da Mata Atlântica (27/5) e da Educação Ambiental (03/6); e os Dias Mundiais do Meio Ambiente (5/6) e dos Oceanos (8/6).

Neste ano, os eventos marcam a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas que ocorrerá até 2030, com o objetivo de promover a pesquisa e ações científicas para apoiar o desenvolvimento sustentável dos oceanos, abrangendo uma ampla gama de áreas de pesquisa, incluindo o estudo dos ecossistemas marinhos, a análise dos impactos das mudanças climáticas nos oceanos, a conservação da biodiversidade marinha, a gestão sustentável dos recursos pesqueiros e a redução da poluição marinha. E marcam também a Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, que tem como objetivo enfrentar a degradação ambiental e promover a restauração de ecossistemas em todo o mundo, promovendo a recuperação e a conservação de ecossistemas terrestres, aquáticos e marinhos degradados ou destruídos, com o intuito de melhorar a resiliência, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é uma oportunidade importante para destacar a importância dos oceanos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de protegê-los. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e desempenham um papel vital em muitos aspectos, como a regulação climática, a biodiversidade, a economia, a segurança alimentar e a estabilidade dos ecossistemas globais. E, nesse contexto, a 9ª Semana do Mar busca sensibilizar, promover a reflexão e conectar toda a sociedade sobre os impactos e as condições críticas que encontram nossos mares.

A programação está repleta de atividades gratuitas, entre elas palestras, exposições, contação de história, atividades culturais, show, limpeza de praia e outras diversas atividades que envolvem temas de conscientização ambiental, pesquisa, biologia marinha e educação.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a programação teve início às 9h, com encerramento às 19h. A primeira atividade foi a Roda de Conversa “Bioma Mata Atlântica”, promovida pelo Grupo Tamoio de Ubatuba, que aconteceu na Escola Municipal Carpinetti. Às 10h e 14h aconteceu a palestra Ciência Oceânica nas Escolas: “Tubarões e Raias: mergulhando no conhecimento”, promovida pelo Aquário de Ubatuba, mas que aconteceu no Museu da Vida Marinha. Nos mesmos horários, ocorreu também no Museu a Contação de História: “Além de nós…Quem mora comigo?”, contada por Rosana Gaeta. Na Escola Municipal Professora Olga Ribas de Andrade Gil, ocorreu às 14h o Jogo “Caminho das Águas”, promovido pela APAMLN e pelo Programa PSA – Mar Sem Lixo. A programação do dia encerrou-se com a Mesa Redonda “Cultura Oceânica”, às 19h, com Andrée de Ridder Vieira (Instituto Supereco), Ronaldo Christofolleti (Maré de Ciência UNIFESP), e Helbert Ramon (Cernes e Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCA), no Aquário de Ubatuba.

Terça-feira, dia 6, a programação tem início às 10h e se estende até às 19h. Inicia com a Vivência dos Saberes Ancestrais, promovida pelo Sr. Higino e pelo Projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, no Aconchego da Barra, na Praia Barra Seca. Nos horários 10h e 14h, a palestra Ciência Oceânica nas Escolas: “O Projeto Tamar e a conservação das tartarugas marinhas” ministrada pela Fundação Projeto Tamar, acontece no Museu da Vida Marinha. Para fechar a manhã, às 11h, a atividade Cultura Oceânica: “SOS Mata Atlântica”, promovida por Lidi Keche (Tamoio de Ubatuba) e Patrícia Barros (Projeto Ribeira Viva), na Rádio Beira Mar FM 101,5MHz. A programação do dia se encerra com o bate-papo online “Os Caminhos do Lixo no Mar”, às 19h, que será conduzido por Hugo Gallo (Aquário de Ubatuba) e Alexander Turra (IO/USP), no canal oficial do YouTube do Instituto Argonauta.

Dia 7, quarta-feira, a programação começa às 10h, com última atividade prevista para às 19h. Para começar o dia, atividade Ciência Oceânica nas Escolas “Um Oceano de Vida” promovida pelo Instituto Argonauta, no Museu da Vida Marinha, programada também para acontecer no período da tarde, às 14h. Também nos mesmos horários, acontece simultaneamente a atividade “A vida de Georgina”, com Marlene Giraud do Grupo Manguezal Terra do Guaiamum, mas em local diferente, no Aquário de Ubatuba. Às 9h e às 16h, a ação Dia Mundial dos Oceanos acontece no Píer Saco da Ribeira, e será conduzida pelo Projeto Ribeira Viva, Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), Projeto PSA Mar Sem Lixo, Instituto Argonauta, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Tamoio de Ubatuba, Projeto Meros do Brasil e Fundação Florestal.

Ainda no dia 7, ocorre às 15h a Contação de História: “Vivi no fundo do mar”, que será contada por Gabriela Reynaldo Pereira do Projeto Meros do Brasil, no Píer Saco da Ribeira. Às 18h, acontece cinema e exposição itinerante, conduzidos por Projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, na Praça Capricórnio. Para encerrar o dia, às 19h a Mesa Redonda: “Unidades de Conservação e o Turismo Sustentável”, com participação de Priscila Saviolo (Parque Estadual da Ilha Anchieta/Fundação Florestal), Kellen Leite (Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes/ICMBio), e Márcio José dos Santos (Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte/Fundação Florestal), no Aquário de Ubatuba.

Na quinta-feira, dia 8, acontecem duas atividades: às 14h Contação de Histórias: “Vivi no fundo do mar” com Gabriela Reynaldo Pereira (Projeto Meros do Brasil), na Fundação Projeto Tamar, e às 19h no Aquário de Ubatuba a palestra “Carbono Azul – o caso do Manguezal”, ministrada por Laís Zayas (ESALQ/USP).

No penúltimo dia, sexta-feira (9), ocorrerão também duas atividades: às 18h o cinema e exposição itinerante conduzidos pelo Projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba, na Praça Capricórnio, e a Mesa Redonda “A conservação das espécies marinhas”, às 19h, com participação de Henrique Becker (Fundação Projeto Tamar) e Rafaela Souza (Projeto Baleia Jubarte).

O último dia da 9ª edição da Semana do Mar, sábado (10), já inicia com uma prática de yoga na Praça da Baleia, com a professora Maharani Satya (Ekomat), às 7h30. Das 8h às 13h estão programadas três atividades na Praça da Baleia: a exposição de Tendas das Instituições parceiras, limpeza de praia e do mar e a apresentação do Boi de Conchas. A partir das 18h, acontece o encerramento do evento na Fundação Projeto Tamar, com apresentação de curtas ambientais e do Coral Guarani Aldeia Boa Vista. Para fechar, às 20h, o show com Luara Oliveira e as Comadres.

 

Para acessar a programação completa, acesse: https://linktr.ee/institutoargonauta

Para acessar a programação completa, acesse: https://linktr.ee/institutoargonauta

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba @aquariodeubatubaoficial_ e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro do ano passado. Pioneiro em ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba é aberto todos os dias, das 10h às 22h, e contém o Selo Turismo Responsável. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, https://www.facebook.com/aquaubatuba e Instagram: @aquariodeubatuba.oficial

Fundação Projeto Tamar

É uma instituição privada, sem fins lucrativos e que, desde a década de 80, atua na proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, sendo quatro espécies ameaçadas de extinção e uma dependente de ações para conservação. A Fundação Projeto Tamar tem como missão Promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Hoje tem 22 bases em oito estados brasileiros. Em Ubatuba, recebe apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba funciona de quinta a terça das 10h às 17h.

Rua Antonio Atanázio, nº 273, Jrd Paula Nobre

Tel: (12) 3832-6202 / (12) 3832-7014

E-mail: tamaruba@tamar.org.br

 

ASCOM ARGONAUTA

Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)

Assessoria de Comunicação

E-mail: comunica@institutoargonauta.org

Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000

Telefone: (12) 3833.5789

Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp