Na última segunda-feira, dia 11 de Maio, o Prefeito Municipal de Ubatuba, Maurício Humberto Fornari Moromizato, e o Presidente do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, Hugo Gallo, assinaram um decreto de concessão de uso de um terreno de 5.080m2 para a construção de um CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) focado em fauna aquática e marinha para atender todas as ocorrências necessitando de reabilitação na região. O projeto faz parte do Projeto Executivo do Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) a ser custeado pela Petrobras.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.
O projeto do novo CETAS prevê a instalação de cinco centros como este no Litoral Sul e Sudeste Brasileiro (Florianópolis, Paranaguá, Cananéia, Guarujá e Ubatuba) e a geração de 106 empregos diretos na região compreendida entre São Sebastião e Paraty, sendo que 60 deles, no município de Ubatuba. Além do Centro de Reabilitação, o projeto prevê a instalação de uma área de educação ambiental para trabalho continuo com a comunidade.
Serviços: Mantendo convênio com a Petrobrás e patrocínio do Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta foi fundado em 1998 e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Tem como objetivo atuar na Educação Ambiental voltada à Conservação Costeira e Marinha, Capacitação de mão de obra, e, principalmente, no Resgate e Reabilitação de Fauna Aquática e Marinha.
A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Deve-se ligar para o órgão responsável da cidade ou diretamente para o telefone do Instituto (12) 3833-4863 ou (12) 3834-1382, que atende as ocorrências entre Angra dos Reis/RJ e São Sebastião/SP.
Na foto João Corbisier (Secretário de Turismo), Fabiana Miranda (Engenheira Florestal da Secretaria Municipal Meio Ambiente), Mauricio Moromizato (Prefeito), Carla Beatriz Barbosa (Diretora do Instituto Argonauta) e Hugo Gallo (Presidente Instituto Argonauta).