Prefeitura Municipal de Ubatuba e Instituto Argonauta assinam decreto para construção de um Centro de Reabilitação

Publicado em 13 de maio de 2015

Na última segunda-feira, dia 11 de Maio, o Prefeito Municipal de Ubatuba, Maurício Humberto Fornari Moromizato, e o Presidente do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, Hugo Gallo, assinaram um decreto de concessão de uso de um terreno de 5.080m2 para a construção de um CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) focado em fauna aquática e marinha para atender todas as ocorrências necessitando de reabilitação na região. O projeto faz parte do Projeto Executivo do Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) a ser custeado pela Petrobras.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

O projeto do novo CETAS prevê a instalação de cinco centros como este no Litoral Sul e Sudeste Brasileiro (Florianópolis, Paranaguá, Cananéia, Guarujá e Ubatuba) e a geração de 106 empregos diretos na região compreendida entre São Sebastião e Paraty, sendo que 60 deles, no município de Ubatuba. Além do Centro de Reabilitação, o projeto prevê a instalação de uma área de educação ambiental para trabalho continuo com a comunidade.

 

Serviços: Mantendo convênio com a  Petrobrás e patrocínio do Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta foi fundado em 1998 e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Tem como objetivo  atuar na Educação Ambiental voltada à Conservação Costeira e Marinha, Capacitação de mão de obra, e, principalmente, no Resgate e Reabilitação de Fauna Aquática e Marinha.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Deve-se ligar para o órgão responsável da cidade ou diretamente para o telefone do Instituto (12) 3833-4863 ou (12) 3834-1382, que atende as ocorrências entre Angra dos Reis/RJ e São Sebastião/SP.

Na foto João Corbisier (Secretário de Turismo), Fabiana Miranda (Engenheira Florestal da Secretaria Municipal Meio Ambiente), Mauricio Moromizato (Prefeito), Carla Beatriz Barbosa (Diretora do Instituto Argonauta) e Hugo Gallo (Presidente Instituto Argonauta).

Na foto João Corbisier (Secretário de Turismo), Fabiana Miranda (Engenheira Florestal da Secretaria Municipal Meio Ambiente), Mauricio Moromizato (Prefeito), Carla Beatriz Barbosa (Diretora do Instituto Argonauta) e Hugo Gallo (Presidente Instituto Argonauta).