Pinguim em reabilitação no Instituto Argonauta viaja 300 km para realizar cirurgia de catarata

Publicado em 6 de outubro de 2021

Um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) que está sob cuidados no @institutoargonauta viajou 300 km para realizar uma cirurgia de catarata no final de setembro.
A ave marinha partiu de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, até a cidade de Americana, SP.
.
🏥O pinguim, resgatado no início de junho pela equipe do Instituto Argonauta no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), após ter encalhado na praia de Itaguassu, Ilhabela, recebeu os primeiros cuidados veterinários na Unidade de Estabilização em São Sebastião, e depois foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização em Ubatuba.
.
🧿Logo, a equipe percebeu que o animal apresentava uma lesão na córnea e opacidade no cristalino no olho esquerdo, o que demandou um exame oftálmico completo. A catarata foi diagnosticada pela Dra Claudia Ferraz, com avaliação complementar por meio de um ultrassom ocular do animal com a Dra Márcia Suéca.
.
🩺 De posse dos exames, a cirurgia foi realizada de forma colaborativa pelo veterinário oftalmologista cirurgião João Kleiner, em parceria com a clínica Dra. Daniela Pereira Oftalmologia Veterinária em Americana. A equipe do Instituto Argonauta formada pela veterinária Raquel Beneton Ferioli e a bióloga Ana Paula Lopes dos Santos, com o apoio da Mineral Engenharia, foi responsável por levar o animal até o interior do Estado e acompanhar a cirurgia.
Não se sabe a causa do trauma no olho que ocasionou a catarata no pinguim no percurso até o litoral, já que essas aves são migratórias.
.
🚨 Após o procedimento bem-sucedido, o pinguim segue em reabilitação, se recuperando muito bem no Instituto Argonauta, até que possa ser reavaliado e que tenha condições de ser reintroduzido à natureza – e, esperamos, enxergando bem!

🌊O Instituto Argonauta com o apoio do Aquário de Ubatuba  atua  desde 1998  no  atendimento  à fauna  marinha  debilitada  no  litoral Norte  de  São  Paulo.