O Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA) do Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, é um espaço destinado aos animais aquáticos resgatados no Litoral Norte de São Paulo, como Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Atualmente o CRETA também abrange o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba, construído no âmbito do PMP-BS. Desde a sua criação em 2006, já atendeu a ocorrência de mais de 13 mil animais aquáticos
As atividades de resgate e reabilitação desenvolvidas pelo Instituto Argonauta visam o desenvolvimento e o uso de estratégias que tornem mais efetivo o processo de recuperação e soltura dos animais, proporcionando uma chance real de sobrevivência.
Eventualmente também são atendidos animais da fauna silvestre terrestre, posteriormente encaminhados à outras instituições responsáveis por esses grupos.
Outra parte do trabalho consiste na realização de ações de sensibilização e educação ambiental junto às colônias de pescadores, comunidades litorâneas, profissionais da área, estudantes e comunidade em geral, para que contribuam com a elaboração de uma rede de informações sobre as ocorrências destes animais.
O Instituto Argonauta participa da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos no Sudeste (REMASE) que tem entre seus objetivos o intercâmbio técnico, a realização de ações conjuntas para atendimento dos encalhes, bem como o aprimoramento das ações de monitoramento e atendimento das ocorrências.