O Projeto Lixo Marinho tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a população sobre os impactos que os resíduos de origem antropogênica causam na vida marinha.
Surgiu por uma iniciativa do Aquário de Ubatuba que, desde 1997, mantém a Campanha Contra o Lixo no Mar em parceria com o Projeto Tamar. Essas duas instituições são pioneiras no Brasil a realizar ações de educação ambiental focadas nessa problemática como mutirões de limpeza, campanhas, materiais informativos e educativos, participação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day), com reconhecimento internacional. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e alertar a população sobre a responsabilidade individual e coletiva com o lixo que causa impactos em diversas áreas como social, saúde, turismo, estético e prejuízos a toda fauna marinha, matando milhares de animais por ano.
Somando esforços aos outros projetos desenvolvidos pela instituição, diariamente, técnicos e monitores passaram a coletar, triar (sistematicamente) e analisar os lixos que são encontrados nas praias da região de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.
A ideia é levantar dados e propor possíveis soluções mitigadoras em conjunto com a sociedade, incluindo escolas, governos municipais, estaduais e federal a fim de resolver ou minimizar essa questão.
As ações incluem sensibilização e educação ambiental, coleta, triagem e análise dos resíduos e a produção do Boletim do Lixo.
A equipe do instituto já removeu, nos últimos quatro anos, mais de 37 toneladas de lixo dessas praias, totalizando 63.459 itens. Já foram retirados resíduos como descartáveis em geral, embalagens diversas, garrafas pets e bitucas, itens antigos (de décadas atras), como rádio e televisão,), itens eróticos (como vibradores), sonda vesical, dentadura, microtubos utilizados para armazenamento e comércio de cocaína, resíduos de origem estrangeira, fita cassete, aquecedor de chuveiro, pedaço de balão, oferendas, itens cosméticos, dentre outros.
A presença dos resíduos no mar e nas praias preocupa, pois, esse lixo impacta a fauna marinha, a qualidade ambiental e consequentemente a saúde das pessoas.
Acesse o Boletim do Lixo e tenha cesso a mais informações sobre os materiais a situação das praias e nossa região!