Projeto Lixo Marinho




O Projeto Lixo Marinho tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a população sobre os impactos que os resíduos de origem antropogênica causam na vida marinha.

Surgiu por uma iniciativa do Aquário de Ubatuba que, desde 1997, mantém a Campanha Contra o Lixo no Mar em parceria com o Projeto Tamar.  Essas duas instituições são pioneiras no Brasil a realizar ações de educação ambiental focadas nessa problemática como mutirões de limpeza, campanhas, materiais informativos e educativos, participação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day), com reconhecimento internacional. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e alertar a população sobre a responsabilidade individual e coletiva com o lixo que causa impactos em diversas áreas como social, saúde, turismo, estético e prejuízos a toda fauna marinha, matando milhares de animais por ano.

Somando esforços aos outros projetos desenvolvidos pela instituição, diariamente, técnicos e monitores passaram a coletar, triar (sistematicamente) e analisar os lixos que são encontrados nas praias da região de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A ideia é levantar dados e propor possíveis soluções mitigadoras em conjunto com a sociedade, incluindo escolas, governos municipais, estaduais e federal a fim de resolver ou minimizar essa questão.

As ações incluem sensibilização e educação ambiental, coleta, triagem e análise dos resíduos e a produção do Boletim do Lixo.

A equipe do instituto removeu, desde 2016, mais de 47 toneladas de lixo dessas praias. Já foram retirados diversos tipos de resíduos como: plásticos descartáveis em geral, embalagens diversas, garrafas pet, bitucas de cigarro, itens antigos (de décadas atras), equipamentos (rádio e televisão), itens eróticos (vibradores), sonda vesical, dentadura, microtubos utilizados para armazenamento de cocaína, resíduos de origem estrangeira, fita cassete, aquecedor de chuveiro, oferendas, itens cosméticos, dentre outros.

A presença dos resíduos no mar e nas praias preocupa, pois, esse lixo impacta a fauna marinha, a qualidade ambiental e consequentemente a saúde das pessoas.

Acesse o Boletim do Lixo e tenha cesso a mais informações sobre a situação das praias e nossa região, com relação à presença de lixo!

Aproveite pra visitar
os canais digitais do Instituto Argonauta!

Se preferir fale diretamente com o atendimento do Instituto Argonauta:
(12) 3833 4863 | (12) 3833 5753
contato@institutoargonauta.org.br

Conheça também