Museu da Vida Marinha de Ubatuba oferece programação especial para o feriado, com oficinas de Carnaval para confecção de adereços carnavalescos de animais marinhos, confetes sustentáveis e muito mais

Publicado em 17 de fevereiro de 2023

As oficinas são voltadas para o público de todas as idades, e acontecerão de sábado (18) a quarta-feira (22) em dois horários: às 11h e às 14h. A programação de Carnaval do Museu ainda conta com Contação de Histórias, jogos e comemoração do Dia Mundial das Baleias

Programação especial de Carnaval do Museu da Vida Marinha de Ubatuba conta com Contação de História pela contadora Rosana Gaeta (Créditos da foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

Programação especial de Carnaval do Museu da Vida Marinha de Ubatuba conta com Contação de História pela contadora Rosana Gaeta (Créditos da foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

O feriado de Carnaval irá atrair uma grande quantidade de turistas para a região do Litoral Norte de São Paulo. E, para além da visitação nas praias, o Museu da Vida Marinha de Ubatuba oferece uma programação especial de Carnaval para os foliões que permanecerão na região durante o feriado prolongado, com uma oportunidade única para visitarem o Museu, aprenderem mais sobre como surgiu a vida nos oceanos, conhecerem alguns Répteis Marinhos gigantes que habitaram os mares pré-históricos e ainda participarem de oficinas sustentáveis de Carnaval voltadas para o público de todas as idades, como a de confecção de máscaras carnavalescas de animais marinhos, confetes sustentáveis e adereços para a cabeça com a temática da vida marinha para festejar o Carnaval de uma forma consciente.

A bióloga Catherina Monteiro, educadora ambiental do Museu, fornece mais detalhes sobre as oficinas temáticas, que acontecerão no sábado (18/02), domingo (19), segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22) em dois horários: às 11h e às 14h. “Os materiais utilizados para a confecção das máscaras, produção dos adereços e dos confetes são todos de origem natural e, por esse motivo, não prejudicam os ecossistemas costeiros e marinhos”, ressalta. 

A oficina de confecção de máscaras acontecerá no próximo sábado, dia 18, e os participantes poderão escolher entre três espécies de animais marinhos para suas máscaras: golfinho, tubarão ou fazer uma máscara do extinto réptil marinho plesiossauro. As máscaras serão produzidas com papel reciclado, utilizando-se ainda para a pintura o lápis de cor, giz de cera e canetinha. 

No domingo, dia 19, é comemorado o Dia Mundial das Baleias. Por esse motivo, a programação de Carnaval do Museu da Vida Marinha irá oferecer uma oficina que consiste em enfeitar uma baleia para o Carnaval sustentável, com opções de decorá-la com confetes ou papéis coloridos, ou colorindo o mamífero marinho com lápis de cor, giz de cera e/ou canetinha.

Já a oficina de confetes sustentáveis irá acontecer na segunda-feira, dia 20, com o objetivo de confeccionar confetes a partir de folhas secas de árvores. No mesmo dia, às 15h, haverá Contação de História com a contadora Rosana Magalhães Gaeta, com a história “Depois da Chegada da Arca de Noé”, um livro de sua autoria, que está disponível para venda na loja do Museu da Vida Marinha ao final do circuito, e será autografado na ocasião pela autora e, assim como o valor de entrada e demais ecoprodutos, o valor obtido de sua venda será revertido para manutenção das atividades do Instituto Argonauta.

A oficina para produção de adornos carnavalescos para a cabeça ocorrerá na terça-feira, dia 21, com duas opções de espécies de animais marinhos para os enfeites – pinguim ou tubarão. No dia seguinte, quarta-feira (22), fechando a programação especial de Carnaval do Museu, ocorrerá a oficina “Jogando com o Argonauta”, que contempla jogos educativos ambientais para toda a família, que abordam o tema dos oceanos e animais marinhos, como o jogo da memória dos animais marinhos, o dominó dos animais do Museu, Jogo das Sílabas e a amarelinha da reciclagem. 

Todas as atividades inseridas na programação especial de Carnaval do Museu da Vida Marinha estão totalmente inclusas no valor do ingresso para entrada no Museu. 

O Museu está aberto diariamente ao público, e convida o público para uma viagem no tempo, com réplicas de algumas espécies que habitaram os oceanos, até esqueletos de animais marinhos atuais. Seu objetivo é sensibilizar seus visitantes, lembrando-os de onde viemos e da importância da preservação destes ambientes para a humanidade.

Outras atrações

Além das oficinas sustentáveis da programação especial de Carnaval, o Museu ainda proporciona outras atrações para os visitantes: um acervo com esqueletos reais de animais da atualidade, taxidermia em tempo real que pode ser acompanhada pelos visitantes, um espaço temático de impactos, que conta com uma exposição sobre os impactos da atividade humana no ambiente marinho e uma parede de ossos de animais mortos, um espaço temático com informações dos trabalhos que são realizados pelo Instituto Argonauta em prol dos ambientes costeiros e marinhos, e uma casa sustentável com exemplos de energias renováveis que podem ser replicadas por qualquer um para otimizar os recursos naturais. Segundo o Oceanógrafo Hugo Gallo, Diretor do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta, o objetivo do Museu é conectar o público ao universo marinho. “Os visitantes poderão conhecer e aprender sobre a evolução de algumas espécies e a importância da conservação da biodiversidade marinha”.

Estrutura

O Museu da Vida Marinha também dispõe de um auditório multiuso, que é aberto ao público em geral para ações como palestras, workshops, e de salas temáticas onde o visitante pode saber mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto Argonauta, como o resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e projetos sobre resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. Também há sanitários e espaços que contemplam inteira acessibilidade, além de salas administrativas, departamento financeiro e salas de educação ambiental. A sede do Museu foi projetada pela equipe de arquitetos da Terramare sob o conceito de construção sustentável, utilizando estruturas reaproveitadas de contêineres doados pela empresa Log-In Logística Intermodal e uso de madeira reflorestada e telhados verdes.

O material que compõe o acervo é proveniente dos 27 anos de funcionamento e pesquisa do Aquário de Ubatuba, e do Instituto Argonauta. O Museu da Vida Marinha é um projeto criado pelo Aquário de Ubatuba para dar suporte financeiro ao Instituto Argonauta, garantindo assim a continuidade dos trabalhos praticados há anos pela organização.

O Museu estava instalado dentro do Aquário, mas foi ampliado e transferido para a base do Instituto Argonauta, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, no bairro Perequê-Açu em Ubatuba/SP.

Serviço

O Museu tem entrada gratuita para os moradores de Ubatuba, mediante cadastro que deve ser realizado presencialmente na bilheteria, com a apresentação dos seguintes documentos:

  • Documento pessoal com foto;
  • Endereço de residência;
  • Comprovante de moradia fixa – no qual será aceito um dos seguintes documentos: RG de Ubatuba; Título eleitoral de Ubatuba; CNH de Ubatuba; Carteira de trabalho, ou holerite de Ubatuba; Carteira Profissional de Classe de Ubatuba; documento escolar dos filhos, como: carteirinha da escola; boletim ou comprovante de matrícula.

Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante também terão acesso livre, mediante apresentação de documento de identidade.

Atualmente, funciona diariamente (de segunda a domingo), das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$ 21,00, com meia entrada (R$ 10,50) para estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos.

Para agendamento de escolas e grupos especiais entrar em contato pelo telefone: (12) 38335789.

O Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha está localizado na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP.

Para saber mais consulte o site: https://institutoargonauta.org/projetos/museu-da-vida-marinha/

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Seja um Argonauta!

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta e Instagram: @institutoargonauta

Informações para a imprensa:

Carine F. S. Corrêa MTB 67657/SP

comunica@institutoargonauta.org I Telefone/WhatsApp (12) 99626-6922