Menina youtuber, de seis anos, faz vídeo do resgate de uma tartaruga ferida.

Publicado em 4 de outubro de 2018

Durante um passeio de barco próximo à praia da Fortaleza (região Sul de Ubatuba), a menina Sofia Abreu Silva, de apenas seis anos de idade, se surpreendeu ao deparar com uma tartaruga se debatendo e nadando com dificuldades. Depois que a tartaruga estava a bordo do barco,
Sofia gravou e publicou um vídeo para seu canal no Youtube.
(https://www.youtube.com/watch?v=Qow4JscYv-U&feature=youtu.be)


De acordo com o relato da mãe da menina, Rosana Maria de Abreu, a família, que é proprietária de uma empresa de turismo náutico, estava fazendo um passeio com um grupo de turistas quando avistaram uma tartaruga se debatendo na água, com dificuldades de nadar.
“Vimos o comportamento anormal da tartaruga e quando nos aproximamos percebemos que ela estava com uma das nadadeiras enrolada em um fio de nylon. A tartaruga foi recolhida para dentro do barco. Com muito cuidado, a linha de pesca foi removida e o pai dela começou a gravar o vídeo com a Sofia”, conta a mãe da menina.
Logo após acionar o PMP-BS/Instituto Argonauta, a família se dirigiu até a praia do Lázaro, onde o acesso é mais fácil para o resgate. Ao chegar no local, a equipe constatou que tratava-se de uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, ainda jovem.
O resgate foi realizado com sucesso e o animal conduzido para o Projeto Tamar, para avaliação e tratamento.
A bióloga do Instituto Argonauta, Ana Paula, que fez o resgate da tartaruga, conversou com a menina Sofia e passou as orientações necessárias. Segundo ela, ao encontrar um animal marinho é importante avaliar se é possível retirá-lo da água para colocá-lo na sombra e manter o casco umedecido com um pano molhado.
A equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal, em geral, é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves,
mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o 0800-6423341 / (12)3833-4863 / (12)3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 38335753 / (12) 99705-6506 – WhatsApp

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos
animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.

Conheça nosso trabalho
www.institutoargonauta.org
www.facebook.com/InstitutoArgonauta/