Ligue 0800 642 33 41 e Ajude a Salvar a Fauna Marinha

Publicado em 19 de junho de 2017

Ao encontrar animais marinhos vivos ou mortos, ligue 0800 642 33 41. Esta combinação de números pode salvar a vida de um animal aquático. Entre eles, tartarugas, aves e outras espécies da fauna marinha.

Você também pode baixar o APP “Argonauta”, gratuito e disponível para Android e IOs.

 

Em caso de ANIMAIS VIVOS

  1. Ligue imediatamente para nosso 0800 ou através do celular (12) 99735-9167;
  2. Isole a área e mantenha o animal afastado de curiosos, cachorros e/ou urubus;
  3. Não puxe o animal pela cabeça, nadadeira e/ou calda;
  4. Se possível, mantenha o animal na sombra;
  5. Em caso de aves aquáticas, especialmente pinguins, coloque-o em uma caixa de papelão e mantenha-o seco e aquecido, com o auxílio de um pano ou jornal e protegido do sol.

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira da Fauna Marinha é uma ONG (organização não governamental sem fins lucrativos), fundada em julho de 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba.

Criado com a intenção de trabalhar com projetos que objetivam a conservação, pesquisas sobre preservação de ambientes costeiros marinhos e educação ambiental, o Instituto tornou-se uma OCISP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) em 2007.

Com sede em Ubatuba, atua desde sua fundação em parceria com o Aquário de Ubatuba no resgate e reabilitação de animais aquáticos no território que vai da Ilhabela até São Sebastião, além do monitoramento em alto mar, por meio de embarcação.

Atualmente, o Instituto Argonauta é uma das principais executoras do PMP – BS (Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos). A proposta consiste em uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, na produção e escoamento de petróleo e gás natural do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. O projeto é conduzido pelo Ibama e coordenado pela Univali.

 

SOBRE O INSTITUTO ARGONAUTA

 

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecida em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Criado com o objetivo de incentivar, promover, desenvolver e apoiar a cultura, educação, pesquisa e conservação ambiental.

O Instituto Argonauta criou e mantém o CETAS, centro que atua no resgate, reabilitação e reinserção da fauna aquática nas regiões da Ilhabela, Ubatuba, Caraguá e São Sebastião.

 

argonauta
ar.go.nau.ta

Na literatura brasileira os Argonautas estão representados no livro de Anna Flora “A República dos Argonautas”. Lá, os heróis gregos partem para uma grande viagem em busca do velo de ouro com muita coragem e fé. Ao longo da obra, os Argonautas são representados de forma metafórica, representando pessoas que vão em busca de seus ideais, não desistem e muito menos tem medo, sempre andando de cabeça erguida.