INSTITUTO ARGONAUTA REALIZA A SOLTURA DE MAIS UMA GAIVOTA, EM SÃO SEBASTIÃO

Publicado em 12 de janeiro de 2019

Após tratamento na Base de Estabilização do Instituto Argonauta,em São Sebastião, durante 11 dias, o animal já estava em pé e com a asa recuperada. Foto: Instituto Argonauta

Técnicos do Instituto Argonauta realizaram nesta sexta-feira, 11, a soltura de mais uma gaivota (Larus dominicanus), na praia Grande, em São Sebastião. O animal foi resgatado no último dia 20 de dezembro, no Píer Norte do Terminal Almirante Barroso (Tebar), da Petrobras, em São Sebastião.
Acionada pelos funcionários da Transpetro, a equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta resgatou o animal que apresentava dificuldades respiratórias, estava magro, desidratado, com uma lesão na asa e incapaz de se manter em pé.
Na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do Instituto Argonauta, em São Sebastião, foi realizado tratamento intensivo e após 11 dias o animal já estava em pé e com a asa recuperada.
O tratamento seguiu, o animal passou a se alimentar, alçar voos e respirar normalmente. Com este diagnóstico a equipe veterinária constatou que ele estava apto a voltar à natureza.

A equipe do Instituto Argonauta orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o PMP-BS 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12)3833-4863 / (12)3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 38335753 / (12) 99705-6506 – WhatsApp.

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.
Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. A Fase 1 do projeto é coordenada pela Univali, e executada pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.