Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba promovem mobilização no dia mundial de limpeza de praia

Publicado em 14 de setembro de 2018

Peixe encontrado morto por inanição com o bico enroscado em um carretel de linha de pesca. Crédito da foto: Matheus Giordano/Aquário de Ubatuba

As duas instituições pioneiras no Brasil em educação ambiental focada no problema do lixo no mar, promovem ações nos dias 15 e 20 deste mês para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praia, com intuito de fomentar e conscientizar a população sobre a contaminação pelo lixo lançado no mar ou deixado nas praias

 

O Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba, em parceria com o Projeto Tamar e a ONG Gaiato (Grupo Aberto à Infância e à Adolescência), promovem ações no sábado, 15, e na próxima quinta-feira, 20, para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praia. Estes eventos de mobilização voluntária têm por objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática do lixo no mar. A ação de mobilização no sábado ocorrerá na praia do Perequê-açu, a partir das 9h, em frente à futura base do Instituto Argonauta.

Já na quinta-feira, os interessados em participar do movimento devem realizar a inscrição pessoalmente, no dia do evento, às 8h30 junto aos educadores ambientais, que recepcionarão os interessados na praça da Baleia, em frente ao Aquário de Ubatuba. A campanha reúne escolas e já possui 140 crianças confirmadas, em uma série de atividades e programas que restauram ambientes locais. Depois da limpeza de praia, o Projeto Tamar realizará a reintrodução de uma tartaruga resgatada ao mar e as crianças que participarem da limpeza poderão visitar o Aquário gratuitamente.

O Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar foram as primeiras instituições no país a trabalharem com educação ambiental focada no problema do lixo marinho. As duas instituições, desde 1997, realizam uma campanha permanente contra o lixo no mar e foram pioneiras nas ações do clean up day no Brasil.

Ao longo desses últimos dois anos de atividades, o Instituto Argonauta já recolheu mais de 16 toneladas de lixo nas praias assistidas pelo Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região do litoral Norte paulista. Este lixo recolhido foi quantificado e qualificado pelos técnicos do instituto.

Segundo o presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo, desde o início do PMP-BS (Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), no período de setembro de 2015 a setembro de 2018, foram necropsiados 2.888 animais marinhos, sendo 1.933 tartarugas e desse total, 25% tiveram interação e até morte causada pelo lixo que é lançado ao mar ou deixado nas praias.

Na versão 2018, o Dia Mundial de Limpeza de Praia (clean up day) vai envolver mais de 16 milhões de pessoas em 113 países ao redor do mundo, que se juntam na coleta de resíduos despejados ilegalmente.

Ao final do evento, todo o material coletado será pesado e quantificado para uma auditoria das marcas mais presentes no lixo. A metodologia de auditoria de marcas faz parte das ações do Gaia, uma aliança global, parceira do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba nesta mobilização, juntamente com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria municipal de Educação, com a participação voluntária dos alunos e professores da Escola Municipal professora Dionízia Bueno Velloso e da equipe do Biotrupe.

Auditoria de marcas:

No âmbito da campanha Free Plastic Break, esta atividade consiste na realização de uma limpeza num local específico e na identificação das marcas responsáveis pelos plásticos e resíduos geralmente encontrados. É uma ferramenta poderosa para mudar a história e a percepção pública da conexão da contaminação por plásticos como um problema de gerenciamento de resíduos para um produto-problema da ganância das corporações. Por fim, os resultados são divulgados para denunciar e conscientizar sobre as responsabilidades das marcas, além de influenciar as informações coletadas nos espaços internacionais para pressionar as empresas.

 

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral norte de São Paulo.

 

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região do litoral norte paulista.

Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o 0800-6423341.

 

Conheça nosso trabalho

www.institutoargonauta.org

www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

 

 

O Aquário de Ubatuba

É o primeiro aquário privado do Brasil aberto à visitação pública no país e pioneiro no uso do conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos e foi o primeiro a ter um tanque de  contato a expor e reproduzir águas vivas, bem como a ter alimentação interativa com pinguins, e o primeiro aquário a expor tubarões e raias sob cuidados humanos. A instituição, ainda, é reconhecida por iniciativas práticas de conservação e sustentabilidade. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.

Aberto de domingo a quinta-feira, das 10h às 20h e sexta-feira, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba-SP. Telefone (12) 3834-1382.

 

Conheça nosso trabalho

www.aquariodeubatuba.com.br

www.facebook.com/aquaubatuba

Instagram: @aquariodeubatubaoficial