Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba promovem ações com a  comunidade para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Publicado em 24 de setembro de 2018

Para fortalecer a semana de limpeza de rios e praias desenvolvidas ao redor do mundo por mais de 113 países (world clean up day 2018), professores e alunos da rede pública de ensino, voluntários de entidades ligadas à conservação ambiental, participaram de dois eventos promovidos pelo Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba.
Neste ano, o Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba realizaram duas importantes ações para comemorar o clean up day. A primeira ação ocorreu no sábado (15), na praia do Perequê-açu, em frente à futura sede do Instituto Argonauta. A segunda ação, ocorreu na quinta-feira (20), na praça da Baleia, na praia do Itaguá, ao lado do Aquário de Ubatuba.

O Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar são pioneiros no país em ações de educação ambiental focadas na problemática do lixo marinho. Desde 1997, as instituições realizam campanhas permanentes a fim de sensibilizar e conscientizar a população sobre o impacto da poluição para todo o ambiente marinho, sendo pioneiras também nas ações do clean up day no Brasil.
O diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo, avaliou que os eventos cumpriram os objetivos almejados, que além de deixar o ambiente mais limpo, busca sensibilizar principalmente as crianças de que a preservação é uma solução coletiva e interagir com a comunidade para ampliar a rede de colaboradores e coletar material para futura auditoria de marcas.
De acordo com Hugo Gallo, essa auditoria visa identificar os fabricantes das marcas mais presentes no lixo e futuramente propor ações de responsabilidades. “Esse é o princípio da logística reversa, fazer com que os fabricantes se responsabilizem pelos seus produtos, mesmo depois de descartados, e que as empresas se tornem sustentáveis, preocupando-se com o desenvolvimento social, econômico e com o meio ambiente”, afirmou ele.
A primeira ação, realizada no sábado (15) na praia do Perequê-açu, mobilizou dezenas de voluntários de entidades ligadas à conservação ambiental, biólogos, oceanógrafos, professores e alunos da escola pública Dionizia Velloso, por meio do Programa Escola da Família para coletar o lixo proveniente da ação humana na praia.
Já na quinta-feira (20), a ação envolveu alunos da rede municipal de ensino das escolas Idalina Graça e João Alexandre. O evento foi realizado em parceria com o Projeto Tamar, que promoveu uma exposição com animais marinhos. A ação também contou com a participação do projeto Gaiato e dos alunos do Projeto “SoulSurf”, coordenado pela surfista Suelle Naraíza.
Um grupo de alunos saiu da foz do rio Acaraú, no final da praia do Itaguá. O outro grupo saiu da pista de skate e se encontraram na praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba, onde ficou concentrado todo o material coletado nas praias do Itaguá e do Cruzeiro.
Além da coleta de lixo, os alunos participaram de atividades voltadas à educação ambiental e tiveram a oportunidade de acompanhar um voo teste de uma fragata, ave marinha da espécie Fregata magnificens. O animal foi encontrado em uma praia em São Sebastião e passa por reabilitação no Cetas (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos) do Instituto Argonauta. Após a soltura, a ave percorreu uma trajetória de poucos mais de quinhentos metros e caiu na areia da praia do Cruzeiro. O animal foi resgatado pela equipe do instituto e reconduzido novamente ao Centro de Reabilitação, para tratamento de reabilitação e, posteriormente, será submetido a novas tentativas para a reinserção ao seu ambiente natural.
Ao final dos eventos, os alunos participantes das duas ações fizeram uma visita monitorada de cortesia ao Aquário de Ubatuba.
A diretora do Instituto Argonauta, a bióloga Carla Beatriz, destacou o empenho de todos na realização do evento, que contou com a participação dos estudantes universitários do programa de estágios do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba, desenvolvido em parceria com diversas universidades públicas e privadas e dos alunos da rede pública de ensino. “A participação de alunos de escolas públicas é importante porque muitos pertencem à comunidade tradicional caiçara, e podem ser aliados na busca por um ambiente saudável”, disse Carla Beatriz.
Auditoria de marcas
Todo o lixo coletado nas praias será selecionado, quantificado e qualificado, a fim de associar os resíduos as suas prováveis fontes, por meio da classificação em categorias específicas (artefatos de pesca, alimentação, perigosos, esgoto/higiene pessoal, limpeza doméstica, usuário da praia, de casa e outros) favorecendo abordagens preventivas, além da realização de uma auditoria de marcas, identificando a origem de cada produto e seus fabricantes.
Segundo a bióloga do Instituto Argonauta, Natalia Della Fina, todo o lixo coletado será submetido a uma auditoria de marcas, no âmbito da campanha #breakfreefromplastic (um movimento global que prevê um futuro livre de poluição plástica) de acordo com a metodologia estabelecida por estas instituições internacionais (GAIA). “A atividade consiste na realização da limpeza de um local específico, na triagem destes resíduos e na identificação das marcas, com o objetivo de responsabilizar os produtores. Sendo assim, buscamos parcerias com essas entidades a fim de gerar dados que possam vir a subsidiar e incentivar projetos de monitoramento de resíduos sólidos em áreas ecologicamente importantes e propor alternativas para solucionar ou amenizar o problema”, declarou Natalia.
Após ser selecionado e classificado, todo o material coletado foi destinado à reciclagem por conta da parceria com a ONG Rede Cata Vale, formada por oito cooperativas de cinco municípios da RMVale do Paraíba, que beneficia diretamente 258 catadores e catadoras de matérias recicláveis.

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral norte de São Paulo, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Conheça o Instituto Argonauta
www.institutoargonauta.org
www.facebook.com/InstitutoArgonauta/
email: comunica@institutoargonauta.org

Sobre o Aquário de Ubatuba
É o primeiro aquário privado do Brasil aberto à visitação pública no país e pioneiro no uso do conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos e foi o primeiro a ter um tanque de contato a expor e reproduzir águas vivas, bem como a ter alimentação interativa com pinguins, e o primeiro aquário a expor tubarões e raias sob cuidados humanos. A instituição, ainda, é reconhecida por iniciativas práticas de conservação e sustentabilidade. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.
O Aquário de Ubatuba abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. Está localizado na rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba-SP. Telefone (12) 3834-1382.

Conheça nosso trabalho
www.aquariodeubatuba.com.br
www.facebook.com/aquaubatuba
Instagram: @aquariodeubatubaoficial