INSTITUTO ARGONAUTA E AQUÁRIO DE UBATUBA PARTICIPAM DA CAMPANHA “VERÃO NO CLIMA 2019”

Publicado em 25 de janeiro de 2019

Verão no Clima 2019 será realizado de janeiro a março e as ações ocorrem com o apoio de 16 municípios, contemplando 75 praias.


secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, os prefeitos das cidades do litoral Norte, autoridades e convidados presentes no lançamento da campanha Verão no Clima 2019, em São Sebastião. Fotos: Divulgação


A cidade de São Sebastião sediou o lançamento oficial da campanha “Verão no Clima 2019”. O evento foi realizado no último sábado, 19, no Balneário dos Trabalhadores, na praia Grande de São Sebastião e reuniu prefeitos e autoridades das cidades do litoral Norte, além de organizações da sociedade civil, dentre as quais o Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba. 
Após a abertura oficial do evento, as equipes realizaram uma ação de limpeza de praia. 
A campanha “Verão no Clima 2019” é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com as prefeituras da região e tem por objetivo promover ações de educação ambiental , com atividades esportivas e culturais, além de mutirões de limpeza das praias que contaram com a participação de voluntários e instituições, em todo o litoral paulista. 
O Instituto Argonauta participou da abertura do evento com a montagem de um estande, onde foram expostos banners ilustrativos e animais taxidermizados. O objetivo foi sensibilizar turistas e moradores sobre a ameaça do lixo no ambiente marinho e divulgar as atividades desenvolvidas pelo Instituto Argonauta via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Esta também foi a primeira visita oficial do novo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ao litoral Norte. “Este evento tem uma expressão muito forte. É o primeiro de uma série para tornar cada um de nós agentes multiplicadores no cuidado com o meio ambiente. Se nós pudermos mostrar para as pessoas da nossa família e amigos como é importante recolher um plástico, uma bituca de cigarro, uma lata, elas vão praticar não só na praia, mas em todos os locais. Pequenas atitudes são fundamentais para a preservação ambiental”, explica Marcos Penido.

Equipe do Instituto Argonauta presente ao evento no Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião.

Verão no Clima em Ubatuba
No último dia 18, a equipe do Aquário de Ubatuba, em conjunto com o Instituto Argonauta, participou do evento Verão no Clima 2019 na praia do Perequê-açu, em Ubatuba, em frente à base do Instituto Argonauta. No stand, foram expostos crânios de golfinho e animais taxidermizados, banners explicativos sobre as atividades desenvolvidas pelas duas instituições, painel do lixo, exemplares de alguns esqueletos de animais e alguns casos de animais mortos por interação antrópica. Além disso, foram expostos resíduos sólidos encontrados nas praias. Também foram realizadas atividades lúdicas e recreativas com os jogos desenvolvidos pelas equipes.
O Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta participam todas as sextas-feiras e sábados, desde a inauguração do programa Verão no Clima até o dia 03 de março de 2019, na praia do Perequê-açu.

Campanha Verão no Clima 2019, na praia do Perequê-açu, em Ubatuba, em frente ao Instituto Argonauta.

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. A Fase 1 do projeto é coordenada pela Univali, e executada pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.
Conheça nosso trabalho…
www.institutoargonauta.org
www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

Sobre o Aquário de Ubatuba
É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.
O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.

Conheça nosso trabalho…
www.aquariodeubatuba.com.br
www.facebook.com/aquaubatuba
Instagram: @aquariodeubatubaoficial