INSTITUTO ARGONAUTA E AQUÁRIO DE UBATUBA LANÇAM A 2ª EDIÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO DO LIXO NAS PRAIAS DO LITORAL NORTE

Publicado em 9 de janeiro de 2019

Confira o impacto do lixo nas praias do litoral Norte registrado no período de 1º a 31 de dezembro de 2018 e publicado pela equipe do Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba.

Esta 2ª edição do Boletim Informativo do Lixo nas praias do litoral Norte contém informações coletadas no período de 1º a 31 de dezembro de 2018, com amostras de lixo recolhidas diariamente durante a operação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 

Com base em levantamento realizado em 132 praias ao longo de 140 quilômetros entre Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, 52 praias foram classificadas como “ausentes” e 74 praias com “traços”. Nesse período, nenhuma praia foi apontada como “caótico” e seis praias foram enquadradas como “inaceitável”, todas essas praias localizadas em Caraguatatuba.

As informações completas do estudo estão disponíveis no site do Instituto Argonauta.
Acesse a íntegra do boletim pelo link:
https://institutoargonauta.org/2014/wp-content/uploads/2019/01/Boletim-Litoral-Norte-2-2-4.pdf
No período de avaliação, foram retirados 942,7 kg de lixo das praias. Em Ubatuba, um total de 330,8 kg, Caraguatatuba 256,5 kg, São Sebastião 302,5 kg e Ilhabela 153,9 kg. Os valores de peso são referentes a uma amostragem do local diária, sendo possível visualizar picos do aumento destes resíduos principalmente aos finais de semana em todos os municípios.

O objetivo desse boletim é sensibilizar turistas, moradores e autoridades da região do litoral Norte Paulista quanto aos impactos causados pela presença do lixo no ambiente marinho, afirma o presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo.

Segundo Hugo Gallo, de 2.600 animais encontrados mortos e necropsiados pela equipe do Instituto Argonauta no âmbito do PMP-BS (de agosto de 2015 a agosto de 2018), 48% apresentaram alguma interação com o lixo marinho”.

O monitoramento, resgate e reabilitação de animais marinhos são algumas das atividades realizadas pelo Instituto Argonauta dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

www.institutoargonauta.org
www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.

Sobre o Aquário de Ubatuba É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas-vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.
O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira, das 10h às 20h, sexta, sábado, feriados e em temporada, das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato (12) 3834-1382.Conheça nosso trabalho:
http://aquariodeubatuba.com.br/