Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba emitem a 18ª edição do Boletim do lixo no Litoral Norte

Publicado em 26 de maio de 2020

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo informar as situações das praias com relação a presença destes resíduos. Na imagem, resultados do monitoramento do mês de março/2020 (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Em abril de 2020 foram monitoradas 124 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 52 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 26 na Ilhabela.

Vale ressaltar que a partir do dia 21/03/2020, com o avanço da Pandemia do COVID-19, algumas praias do litoral norte tiveram seu acesso interditado e não será possível acessar os locais para análise do grau de contaminação. Devido as medidas preventivas decretadas para o COVID-19 e, ainda, reforçando a segurança com a equipe, a partir do dia 25/03/2020 a coleta dos resíduos sólidos fica suspensa. No entanto, a avaliação do grau de contaminação da praia (ausente, traços, inaceitável e caótico) continua como de costume.

Ao longo do período, 70 praias (54%) estavam sem evidência de lixo e foram classificadas na categoria “Ausente”, seguido do “Traço” (41,1%) e 4,8% que se classificaram como inaceitável. De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “Caótico’.

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo informar as situações das praias com relação a presença destes resíduos, além de sensibilizar turistas, moradores e autoridades da região do Litoral Norte Paulista quanto aos impactos causados pela presença do lixo no ambiente marinho e pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição.

Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 – 3833.5789/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 38335753/ (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região.
A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org e www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

Sobre o Aquário de Ubatuba
É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.
Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, Aquário de Ubatuba e Instagram: @aquariodeubatubaoficial