Instituto Argonauta atende ocorrência de baleia morta boiando em costeira da Ilha Anchieta, em Ubatuba

Publicado em 13 de dezembro de 2022

Pescador estava navegando no mar e encontrou o animal morto, boiando na água. Informações iniciais indicam que se trata da espécie baleia-de-bryde, mas uma análise mais minuciosa irá confirmar a identificação do mamífero

Créditos da foto: Divulgação/Instituto Argonauta

Créditos da foto: Divulgação/Instituto Argonauta

No último domingo (11), a equipe do Instituto Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por um pescador para atender uma ocorrência envolvendo uma baleia morta, que estaria boiando nas imediações da Ilha Anchieta, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. As informações preliminares repassadas pelo pescador, indicavam que o animal estava inflado – o que chamou sua atenção – boiando morto na parte de trás da Ilha.

Imediatamente a equipe se deslocou para o local mencionado, mas não localizou o mamífero marinho. A equipe do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) também percorreu o entorno da Ilha, mas também não encontrou. No entanto, tão logo foi possível, na manhã do dia seguinte a equipe PMP-BS do Instituto Argonauta retornou para o mar e encontrou a baleia encalhada em um “costão”. Devido ao mau tempo desta segunda-feira, dia 12, a equipe não conseguiu se aproximar muito próximo da baleia, bem como realizar a coleta de gordura do espécime, para posterior avaliação.

O biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, que integra a equipe PMP-BS no trecho 10 pelo Instituto Argonauta, informou que uma nova ida à Ilha Anchieta acontecerá nesta terça-feira, dia 13, para que se possa realizar o procedimento de fundear e ancorar a baleia – que consiste em amarrar uma âncora, que é presa na cauda do animal, para que possa se decompor naturalmente com o tempo no ambiente marinho. Ele ainda indica que possivelmente trata-se da espécie baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei), que também pode ser conhecida como baleia tropical, que fica nos trópicos e não migra para a Antártida.

“Para identificar a espécie, é necessário ver as três quilhas que tem acima do rostro da baleia, que ficam localizadas na parte do seu bico. Mas, como ela está inflada, a cabeça está dentro d’água, então não conseguimos ver as quilhas sem entrar com uma câmera, ou mergulhar na água para uma melhor avaliação. Ela tem todas as características de uma baleia-de-bryde, e a confirmação teremos com o acesso com as três quilhas da cabeça”, observou o biólogo. Ele ainda afirma que o lugar onde ela está encalhada é desabitado e, portanto, ninguém será afetado pela presença da baleia. “A equipe pretende ancorá-la de uma forma que ela se decomponha na costeira”, salientou. “Amanhã faremos uma nova tentativa de fazer a coleta, e de obter uma melhor identificação da espécie, se o tempo permitir, porque pode ser que entre uma frente fria”, completou.

De acordo com o biólogo, o animal fica inflado em razão dos gases da decomposição que se formam no estômago e intestino da baleia. “A baleia-de-bryde tem pregas ventrais embaixo do seu rostro, que funcionam como se fosse uma sanfona. Essas pregas permitem que o gás que está no estômago e no intestino infle a parte ventral, e ela vira uma espécie de um balão, que diminui a possibilidade de que ela ‘exploda’, porque alivia a pressão interna”, explica.

A Baleia-de-Bryde é uma espécie que vive por aqui mesmo, entre a região costeira e oceânica, com ocorrência durante o ano todo, e se alimenta de peixes e de pequenos crustáceos. No verão, se aproxima um pouco mais em razão da presença de cardumes. Na região sudeste são bem comuns, e podem chegar até 16,5 metros de comprimento, mas a média do tamanho é entre 13 a 15 metros.

Sobre a causa da morte, Albaladejo afirma que será difícil determinar. “A coleta de gordura e pele será realizada para tentar fazer a identificação da espécie, mas a causa da morte é muito difícil determinar, principalmente devido ao estado de decomposição dela. Aparentemente não vimos nenhum indicativo que ela tenha tido algum contato com rede de pesca”, finaliza.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, Instituto Argonauta e Instagram: @institutoargonauta

Informações para a imprensa:
Carine F. S. Corrêa MTB 67657/SP
comunica@institutoargonauta.org I Telefone/WhatsApp (12) 99626-6922