Instituto Argonauta atende mais uma ocorrência envolvendo uma baleia morta no Litoral Norte paulista

Publicado em 6 de outubro de 2020

Baleia morta foi encontrada na Praia das Toninhas em Ubatuba (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Baleia morta foi encontrada na Praia das Toninhas em Ubatuba (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

 Nessa segunda-feira (5), a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma baleia morta na Praia das Toninhas, situada em Ubatuba, Litoral Norte Paulista.

De acordo com a equipe, trata-se de um Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae), em estágio avançado de decomposição. A equipe PMP-BS Argonauta deslocou o animal para uma costeira protegida e desabitada, onde foi apoitado. Foi realizada coleta de material para possíveis análises.

Vale ressaltar que, no mês passado, a equipe PMP-BS do Instituto Argonauta atendeu três ocorrências de morte de cetáceos no LN: um filhote de Jubarte na Praia do Jabaquara em Ilhabela, uma baleia morta boiando na altura da Praia da Almada em Ubatuba e uma jubarte juvenil em Boracéia, São Sebastião. No final de agosto, uma jubarte morta também foi encontrada em Juquehy na cidade de São Sebastião.

Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte – um dos caminhos da sua longa trajetória.

A baleia estava em estágio avançado de decomposição e foi apoitada em uma costeira protegida e desabitada na cidade de Ubatuba (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

A baleia estava em estágio avançado de decomposição e foi apoitada em uma costeira protegida e desabitada na cidade de Ubatuba (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Sobre o PMP-BS

O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para maiores informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta

ASCOM ARGONAUTA
Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)
Assessoria de Comunicação
E-mail: comunica@institutoargonauta.org
Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000
Telefone: (12) 3833.5789
Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp