Grupo de orcas é avistado em Ilha Bela durante PMP-BS

Publicado em 30 de agosto de 2016

Registro da aproximação do mamífero (Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)

Registro da aproximação do mamífero (Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)

Um pequeno grupo de orcas foi avistado em Ilha Bela, no ultimo dia 20, durante o Projeto de Monitoramento das Praias (PMP-BS) executado pelo Instituto Argonauta.

A embarcação, que havia desligado o motor quando avistou o grupo, percebeu a aproximação de um dos mamíferos e pode registrar de perto o animal. Mas vale lembrar que para a segurança de pessoas e das baleias deve ser respeitada pelos navegantes e mergulhadores o disposto na PORTARIA IBAMA N° 117, 26 DE DEZEMBRO DE 1996 que proíbe para todas as embarcações navegando em águas jurisdicionais brasileiras, os seguintes pontos:

 

  1. a) aproximar-se de qualquer espécie de baleia (cetáceos da Ordem Mysticeti; ou Cachalote, Physeter macrocephalus, e orca, (Orcinus orca) com motor ligado a menos de 100m (cem metros) de distancia do animal mais próximo;
  2. b) religar o motor antes de avistar claramente a (s) baleia (s) na superfície ou a uma distancia de, no mínimo, de 50m (cinquenta metros) da embarcação;
  3. c) perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30 (trinta) minutos, ainda que respeitadas as distâncias supra estipuladas;
  4. d) interromper o curso de deslocamento de cetáceo (s) de qualquer espécie ou tentar alterar ou dirigir esse curso;
  5. e) penetrar intencionalmente em grupos de cetáceos de qualquer espécie, dividindo-os ou dispersando-os;
  6. f) produzir ruídos excessivos, tais como música, percussão de qualquer tipo, ou outros, além daqueles gerados pela operação normal da embarcação, a menos de 300 (trezentos metros) de qualquer cetáceo;
  7. g) despejar qualquer tipo de detrito, substância ou material a menos de 500m (quinhentos metros) de qualquer cetáceo observado as demais proibições de despejos de poluentes em Lei.

Art. 3° É vedada à prática de mergulho ou natação, com ou sem auxilio de equipamentos, a uma distância inferior a 50m (cinquenta metros) de baleia de qualquer espécie.

O PMP-BS consiste em uma atividade de monitoramento desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e coordenado pela UNIVALI.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Caso aviste um animal marinho, vivo ou morto ligue: 0800 642 3341 ou (whatsapp) 12 9 97359167.