Equipe Embarcada do PMP-BS Avista Baleia Jubarte em São Sebastião

Publicado em 19 de maio de 2016

Uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada neste domingo (15) pela equipe embarcada do PMP-BS próximo à Ilha dos Gatos, em São Sebastião. O animal, que media entre 7 e 9 metros, estava apenas de passagem pela região e encantou a equipe com alguns saltos.

Nesta época, as jubartes realizam sua migração anual rumo às águas tropicais e subtropicais para acasalamento e procriação, fugindo do inverno e das águas polares, hábito comum também a outras espécies de baleias. As jubartes permanecem no hemisfério sul até novembro e dezembro, quando retornam em busca de alimentos.

No Atlântico Sul, o Banco de Abrolhos é o local preferido das jubartes para a reprodução, mas também há registros de nascimentos da espécie por toda a costa nordeste do Brasil.

Para Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, as aparições desses animais têm crescido nos últimos tempos. “Estou aqui há 25 anos, e nos últimos anos a gente tem observado um aumento dessas ocorrências. Com o PMP-BS, será possível fazer um retrato mais fiel dos hábitos das baleias e dos cetáceos em geral”, explica.

O oceanógrafo também manda um aviso aos navegantes. “É importante lembrar aos marinheiros e mestres de embarcações na região que a aproximação a menos de 100 metros de qualquer cetáceo com o motor ligado é infração, de acordo com a portaria número 117/96 do IBAMA”, finaliza. 

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. Foi criado com a intenção de captar recursos para projetos de conservação e pesquisa relacionados à preservação dos ambientes costeiros e marinhos. Sediado em Ubatuba, atua em parceria estabelecida através de Convênio com o Aquário de Ubatuba.

Estas atividades fazem parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

 

Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos. Para isso, será realizado o monitoramento de 2.100 km de praias entre Rio de Janeiro e Santa Catarina. Na primeira fase do projeto, a PETROBRAS firmou contrato com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que fará o monitoramento de aproximadamente 800 km de praias entre Laguna (SC) e Ubatuba (SP). Já a segunda fase será entre as cidades de Paraty e Maricá, no Rio de Janeiro.

Coordenado pela Univali, o Instituto Argonauta é a responsável pela execução destas atividades no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Mantendo um Centro de Reabilitação em Ubatuba e uma base de estabilização em São Sebastião. Contando com uma equipe de 60 pessoas, entre técnicos veterinários e monitores locais nos quatro municípios da região – Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Ao avistar um animal marinho, vivo ou morto, ligar imediatamente para o Instituto Argonauta nos telefones: 0800-6423341 ou (12) 3833 5753.

 

Mais informações:

www.institutoargonauta.org

comunicacao@institutoargonauta.org