Equipe do Instituto Argonauta constata grande quantidade de lixo durante o feriado prolongado de 7 de setembro

Publicado em 10 de setembro de 2020

Praia Grande de Ubatuba/SP na manhã de 7 de setembro (Créditos: Alex Arruda)

Praia Grande de Ubatuba/SP na manhã de 7 de setembro (Créditos: Alex Arruda)

O feriado de 7 de setembro nas praias do Litoral Norte de São Paulo foi marcado pelo grande número de visitantes e infelizmente por uma imensa quantidade de lixo nas praias. É o que constatou a equipe do Instituto Argonauta em uma prévia da avaliação para a 23ª edição do Boletim do Lixo – desenvolvido pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba. Durante suas atividades de monitoramento de fauna, a equipe do Argonauta se deparou com várias situações inadmissíveis para as praias, que até pouco tempo apontavam uma diminuição desses resíduos.

O boletim tem o objetivo de informar mensalmente a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo, como forma de fomentar a ação de políticas públicas para ajudar a gerenciar o problema.

Os dados sobre os resíduos nas praias durante o mês de setembro devem ser publicados na íntegra no próximo mês, porém o resultado deste final de semana chamou a atenção de todos, e o Instituto Argonauta já tem os registros dos acúmulos de lixo durante o feriado prolongado.  São quatro as categorias estipuladas pelo Boletim: ausente, quando não há evidência de lixo, traço, com a presença de alguns itens espalhados, inaceitável, com algumas acumulações e caótico, com várias acumulações, sendo a categoria mais grave.

“Houve maior incidência nos resíduos principalmente pelo aumento de número de pessoas nas praias. Isso ficou muito claro porque contrastou com as praias que estavam vazias em razão da pandemia, e de repente as praias lotaram, principalmente com a vinda de turistas. Praia Grande de Ubatuba foi um exemplo muito claro, assim como as praias do Centro de Caraguatatuba”, ressaltou a bióloga MSc. bióloga Natalia Della Fina, responsável pelo Boletim do Lixo.

A bióloga ainda ressalta sobre a importância do Boletim, que “veio para sensibilizar e informar a população, a comunidade local, os turistas e a as autoridades públicas sobre a situação das praias em relação a presença de resíduos, até mesmo para se ter um levantamento de dados para poder criar possíveis medidas mitigadoras e concentrar os esforços de limpezas em lugares que tem a maior incidência de resíduos”, detalha.

Presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto atenta para as consequências do descarte incorreto do lixo na fauna marinha. “Muito comum as tartarugas virem a óbito, um animal que ocorre aqui na região – uma área importante para alimentação de tartarugas-verdes. Encontramos muitas tartarugas com plástico no estômago, pois confundem com alimento e plásticos em muitas aves marinhas, como pinguins e outras aves que acabam ingerindo o resíduo causando sua mortalidade. Associamos como uma das principais causas de mortalidade de animais marinhos no Litoral Norte o plástico de origem humana, especialmente o plástico descartável”, salientou.

O oceanógrafo ainda lamenta o comportamento das pessoas durante o feriado, em relação ao descarte inadequado de resíduos ao longo das praias do LN. “Infelizmente nesse feriado constatamos uma total falta de educação e respeito por parte da população, que veio desfrutar das praias e da nossa natureza ainda preservada, mas deixando seus resíduos de forma impactante na região. Não há como as prefeituras conseguirem limpar na proporção em que essas pessoas sujaram. Teríamos que ter equipe 24h por dia limpando as praias. Isso mostra a necessidade da educação, políticas públicas e legislação com penalidades para quem dispor dos resíduos em local inadequado”, aponta.

Hugo Gallo reforça a necessidade de se criar mais leis que visem punir e, consequentemente, coibir esse tipo de comportamento. “É importante que prefeituras e vereadores se atentem para o problema e criem leis que penalizem as pessoas que infringem, pois isso é um problema ambiental, para os animais, para a saúde pública e um problema econômico porque a Prefeitura que terá de limpar, pois quem vai querer frequentar uma praia nessas condições?”, finaliza.

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes/

O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho e seus impactos na fauna marinha, no Brasil e na região do Litoral Norte.

Acúmulo de lixo na Praia Grande de Ubatuba/SP na manhã do dia 7 de setembro  (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Acúmulo de lixo na Praia Grande de Ubatuba/SP na manhã do dia 7 de setembro
(Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba está funcionando mediante um rigoroso protocolo de higiene, ainda mais restritivo do que as recomendações dos órgãos de saúde, das 10h às 18h em dias chuvosos e das 13h às 21h em dias sem chuva.

O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, Aquário de Ubatuba e Instagram: @aquariodeubatubaoficial

ASCOM ARGONAUTA
Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)
Assessoria de Comunicação
E-mail: comunica@institutoargonauta.org
Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000
Telefone: (12) 3833.5789
Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp