Equipe do Instituto Argonauta avista “mamães” baleias jubartes com seus filhotes em Ilhabela

Publicado em 10 de junho de 2020

Nessa segunda-feira, dia 8 de junho, a equipe do Instituto Argonauta avistou quatro baleias jubartes na cidade de Ilhabela, litoral norte paulista. De acordo com o biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, em um primeiro momento foram avistadas duas Jubartes e depois foram avistadas mais duas. “Nos dois avistamentos eram fêmeas adultas com seus respectivos filhotes, já mais grandinhos”, detalhou o biólogo.

As imagens são lindas, com direito a “aulas” de pec-slap – comportamento de bater a nadadeira peitoral na água.

Segundo Albaladejo, geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação. O motivo da migração é porque na Bahia há água mais quente e mais limpa. “Mesmo que pra nós seja inverno, pra elas que vem da Antártida é como se fossem férias de verão”, exemplifica Manuel em relação a temperatura da água.

Os filhotes acompanham o longo trajeto das baleias até a costa sul da Bahia, mas o filhote poderá permanecer mais algum tempo junto de sua mãe ou separar-se dela. Ainda que independente, ele não estará completamente desenvolvido. Ele pode realizar até cinco migrações completas antes de atingir sua maturidade sexual, por volta dos quatro ou seis anos de idade. (Com informações do Projeto Baleia Jubarte)

Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Inituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 – 3833.5789/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 38335753/ (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os orgãos competentes.
A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta

#institutoargonauta #aquariodeubatuba #litoralnortesp