Baleia é avistada amamentando o filhote no canal entre São Sebastião e Ilhabela

Publicado em 20 de setembro de 2018

Flagrante foi na tarde de terça-feira (18) no canal entre São Sebastião e Ilhabela. Os filhotes acompanham a mãe por, em média, três anos.


Baleia é flagrada acompanhada de filhote no canal entre São Sebastião e Ilhabela — Foto: Paolo Angeloini/Vanguarda Repórter

Uma baleia foi flagrada no fim da tarde de terça-feira (18) amamentando um filhote no canal entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

O animal é da espécie franca, vista com menor frequência no litoral norte, que a jubarte ou a bride. De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto Argonauta, as baleias passam pela região nesta época do ano durante a migração para a Bahia, onde as águas são mais quentes.

O flagrante no canal foi feito pelo internauta Paolo Angeloni, que costuma navegar no canal. A presença do filhote acompanhando a mãe chamou a atenção dele. O oceanógrafo viu o vídeo e confirmou que ela estava amamentando.

A baleia da espécie franca, adulta, pesa cerca de 20 toneladas e chega a 13 metros. Os filhotes, que nascem normalmente apenas um por vez, acompanham a mãe por em média três anos.

Por G1 Vale do Paraíba e região
Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2018/09/19/baleia-e-flagrada-amamentando-filhote-no-litoral-norte-de-sp-veja.ghtml