Abrindo a III Semana do Mar, Dia Mundial do Meio Ambiente Terá Limpeza de Praia e Soltura de Tartaruga-Marinha em Ubatuba

Publicado em 4 de junho de 2016

Domingo, dia 5 de junho, celebra-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Nesta data, Ubatuba irá contar com uma grande mobilização envolvendo diversos setores atuantes na luta pela conservação ambiental.

Logo cedo, a partir das 8h, um grande mutirão de limpeza vai percorrer a baía do Itaguá, pela praia e pelo mar, recolhendo o lixo que é descartado de forma negligente pelas pessoas. A ação abre a III Semana do Mar, que faz parte do VII FeMA (Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar), realizado por Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

O esforço da equipe de limpeza da praia inclui a coleta com pranchas de SUP (Stand UpPaddle) e mergulho para a retirada de resíduos em maiores profundidades. Na areia e no mar, o trabalho ocorre de maneira coletiva com integrantes do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta, Projeto Tamar, Cooperativa Educacional, Ubatuba SUP, Sup Tuba, SUP Ecológico e Projeto Albatroz, contando ainda com diversos outros parceiros, ao final os participantes ganham uma visita ao Aquário de Ubatuba. A ação será realizada até o meio-dia, quando acontece a soltura de tartarugas-marinhas reabilitadas pelo Projeto TAMAR. Após a soltura o personagem Tortuguita fará a distribuição de chocolates juntamente com o abraço do Albatroz.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade quanto ao impacto causado pelos resíduos sólidos na fauna marinha. Segundo um estudo da organização Ellen MacArthur Foundation, daqui a 50 anos, os oceanos terão mais plástico do que peixes. Atualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos.

Os dados alarmantes mostram a urgência de ações consistentes que não apenas promovam a limpeza, mas que popularizem um comportamento consciente diante do meio ambiente.

Origem

Para uma cidade como Ubatuba, cercada por praias e Mata Atlântica preservada, um festival voltado ao meio ambiente é mais do que um fator importante. É uma necessidade ter no calendário oficial da cidade, um evento cuja proposta é debater e apresentar ideias que possam colaborar ativamente para o desenvolvimento do turismo ecológico e a preservação da natureza.

Foi pensando nisso que o Projeto TAMAR e o Aquário de Ubatuba incorporaram ao Festival da Mata Atlântica uma semana inteira dedicada ao meio ambiente marinho. Aproveitando a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8 de junho, foi criada, em 2014, a Semana do Mar, evento que chega agora à terceira edição e oferece palestras, oficinas, atividades acadêmicas, culturais e ecológicas, dentre muitas outras ações voltadas à conservação e proteção de tartarugas marinhas e outras espécies, além dos mares e oceanos. Tudo gratuito e aberto ao público.

Em 2015, aproximadamente 12 mil pessoas participaram do Festival da Mata Atlântica e da Semana do Mar. Em 2016, a sétima edição do Festival da Mata Atlântica e a III Semana do Mar acontecem entre os dias 27 de maio e 11 de junho.

Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em fevereiro de 1996 por um grupo de oceanólogos.Tendo como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente, o Aquário de Ubatuba foi o primeiro aquário privado aberto à visitação pública no país, e já recebeu, desde a sua fundação, milhares de pessoas que puderam ser sensibilizadas e absorver conhecimentos acerca da importância da conservação do meio ambiente marinho e da riqueza de sua biodiversidade.

Foi o primeiro no país a introduzir o conceito de tanque de toque, por meio do qual os visitantes, através do contato com os animais e de acompanhamento, sempre, de um monitor, podem aprender com maior facilidade conceitos de biologia e conservação. Montou o primeiro aquário de Águas-Vivas do Brasil, que encanta turistas e ensina um pouco mais sobre estes animais que fascinam a todos

Visite: www.aquariodeubatuba.com.br

Serviço:

Limpeza de praia na baía do Itaguá e soltura de tartaruga-marinha

Domingo, 5 de junho, das 8h às 12h.

Local: Concentração na Praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba.