Cágado resgatado pelo Instituto Argonauta recebe alta após ter sido atropelada

Publicado em 17 de abril de 2020

Instituto Argonauta está com um hóspede especial em sua base. Trata-se de um cágado tigre d’água fêmea, que foi resgatado pela equipe do Instituto depois de ter sido encontrado atropelado na Praia do Itaguá, em Ubatuba/SP.

O animal foi resgatado no dia 24 de janeiro deste ano, e desde então recebe todo o carinho e cuidado especial dos profissionais que integram a equipe técnica do Argonauta.

A bióloga Tayná Victória Moreira Silva é auxiliar de laboratório do Argonauta e detalhou que o réptil estava com fratura e sangramento na boca quando chegou na base. “É uma espécie norte americana, portanto aqui não é o seu habitat natural”, salientou. A veterinária Viviane Oliveira Persinotto do Argonauta explicou que é comum abandonarem esse tipo de espécie. Uma das razões elencadas pela profissional, é que quem adquire a tartaruga de água doce pode não ter conhecimento do tamanho que ela pode atingir. “Ela não pode ser solta aqui, por isso é feito um encaminhamento para os zoológicos”, acrescentou.

A tartaruga recebeu alta há 15 dias, de acordo com as informações cedidas pela veterinária Muriel Neves Guerra, trainee de reabilitação do Instituto. “A paciente nos surpreendeu, pois acreditei que não iria se recuperar das lesões”, comentou a veterinária.

Atualmente, o animal se encontra em um recinto apropriado para sua espécie, e passa por exames de checagem periódicos no ambulatório do Centro de Reabilitação do Argonauta, situado em Ubatuba, e aguarda um local para sua destinação.

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Tem como objetivo o apoio e desenvolvimento de projetos de conservação, pesquisa e Educação Ambiental voltada à Conservação Costeira e Marinha, Capacitação de mão de obra, e, principalmente, no Resgate e Reabilitação de Fauna Aquática e Marinha.

Seja um Argonauta!
Caso aviste um animal marinho vivo debilitado ou morto, ligue no: 0800 642 3341 ou nos contate através do WhatsApp (12) 99626-6922. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store).

ASCOM ARGONAUTA
Carine Corrêa (MTB 67.657/SP)
Assessoria em Comunicação
E-mail: carinefscorrea@gmail.com
Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000
Telefone: (12) 3833-4863
Celular: (12) 99626-6922 – WhatsApp